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quarta-feira, 19 de junho de 2013

Entendendo a "manobra" do carro.



Manobrar o carro em um local é algo simples, porém para as pessoas iniciantes, isto não é assim, então vou explicar um pouco neste post eu vou passar algumas imagens e explicar o que acontece, pois a maioria das pessoas se perdem na hora em que tem que manobrar o carro em marcha à ré, então começam as dicas da seguinte forma.

Quando vamos dar marcha à ré no carro, neste momento a "TRASEIRA do carro se torna a FRENTE, e a FRENTE se torna a TRASEIRA", e temos que pensar como se estivéssemos naquela posição, e isto tem que ser feito mentalmente, pois pensando assim, ficará tudo muito mais simples. Colocarei algumas imagens abaixo mostrando o que acontece com o carro durante a manobra de ré, que serve tanto para a baliza, bem como colocar o carro em garagem, manobrar ele nas mais variadas situações.

Imagem 01: O trajeto que o carro segue em 1ª marcha e em marcha à ré:

  • Se você engatar a marcha à ré e deixar a direção alinhada, note na flecha azul que o carro anda em linha reta, porém, para trás, sem mudar sua trajetória.

  • Se você engatar a 1ª marcha e deixar a direção alinhada, note na flecha vermelha que o carro anda em linha reta, porém, para frente, sem mudar a sua trajetória.



Imagem 02: Trajeto do carro em marcha à ré e com o volante virado para o lado DIREITO.
  •  Nota-se nesta imagem abaixo que o volante está virado para a direita, e observe como fica as rodas dianteiras.
  • Então, aqui vai acontecer o seguinte, com a marcha à ré engatada, o carro vai seguir com a sua "TRASEIRA" para o lado em que o volante foi virado, ou seja, para a direita, e a frente irá fazer o caminho contrário, que será para a esquerda.



Imagem 03: Continuando...
  • Observe o que aconteceu com a trajetória do carro da imagem anterior para esta abaixo.
  • A "traseira" do carro foi para o lado direito, que é o comando dado no volante.
  • Porém a "frente" do carro foi para o lado esquerdo, e é aí que vira a confusão, porque isto ocorre? É que a tendência natural desta virada total no volante, é fazer com que o carro faça um circulo completo (360°) de ré, voltando ao ponto inicial de partida.

  • Então, se você não tem interesse em fazer a volta completa, deverá parar o carro e virar o volante para o lado contrário, ou apenas alinhar as rodas dianteiras e seguir no caminho desejado.




Imagem 04: Trajeto do carro em marcha à ré e com o volante virado para o lado ESQUERDO.
  • Nota-se nesta imagem abaixo que o volante está virado para a esquerda, e observe como fica as rodas dianteiras.
  • Então, aqui vai acontecer o seguinte, com a marcha à ré engatada, o carro vai seguir com a sua "TRASEIRA" para o lado em que o volante foi virado, ou seja, para a esquerda, e a frente irá fazer o caminho contrário, que será para a direita.



Imagem 05: Continuando...
  • Observe o que aconteceu com a trajetória do carro da imagem anterior para esta abaixo.
  • A "traseira" do carro foi para o lado esquerdo, que é o comando dado no volante.
  • Porém a "frente" do carro foi para o lado direito, e é aí que vira a confusão, porque isto ocorre? É que a tendência natural desta virada total no volante, é fazer com que o carro faça um circulo completo (360°) de ré, voltando ao ponto inicial de partida.
  • Então, se você não tem interesse em fazer a volta completa, deverá parar o carro e virar o volante para o lado contrário, ou apenas alinhar as rodas dianteiras e seguir no caminho desejado.


Aqui vai um link de jogos especifico para manobra que ajudará a entender melhor as manobras, então acessem e divirtam-se: CLICK AQUI.

89 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado e Parabéns a você também.

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    2. Obrigada! Me ajudou muito :)

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    3. Que bom poder ajudar, e obrigado pela visita!

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    4. Meu problema é na hora de alinhar o carro no final da baliza

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    5. Olá, veja este post:
      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html

      Poderá lhe ajudar a tirar suas dúvidas e, qualquer coisa é só perguntar!

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  2. Muito esclarecedor.Obrigado!!

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    1. Muito obrigada, nem imagina como me ajudou 😃😃😃😃

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  3. POxa, estou tão feliz por conseguir entender... O instrutor não poderia simplesmente falar isso? Eu sabia que não era burra, é só encontrar a fonte correta rs. Obrigada!

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    1. Olá, que bom que o post pode te ajudar a entender, e quanto ao instrutor, cada um tem uma forma de ensinar, mas qualquer coisa apareça ai para dar uma olhada.

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  4. Obrigada pelq ajuda

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  5. Muito obrigada pela força e grande ajuda que me deste, pois estou com minha carta à 2 meses e tinha muita duvida para manobra com intenção de estacionar e agora ficou bastante claro. Obrigada meeesmo!

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    1. Obrigado pela visita, e que bom que a postagem pode ajudar!

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  6. O que nunca conseguia entender, agora ficou totalmente esclarecido. Muito obrigado!

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  7. nossa gente...agora comecei a entender, obrigada mesmo.

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    1. Obrigado pela visita, que bom que o post foi útil, qualquer dúvida, é só perguntar!

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  8. Obrigada, graças à sua explicação, NUNCA MAIS vou ter dúvidas com para onde vai a trazeira, já perdi noites de sono por isto kkkkkkkkkk tão simples a auto escola ensinar né.Parabéns. Ivani

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    1. Olá Ivani, obrigado pela visita, que bom que o post lhe foi útil, qualquer dúvida é só perguntar!

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  9. Obrigado as dicas me ajudarao de mais,estou na fase de sair sizinha e enfrentando meus medos vc me encorajou muitooooooooo

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  10. Oie adorei todas as suas dicas confesso que estava super atrapalhada com as manobras brigadooo eu me chamo silvana

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    1. Que bom que o post foi útil, qualquer dúvida é só comentar!

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    1. Obrigado e sucesso na sua nova vida como condutor(a)!

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  12. Eu nunca havia lido nem ouvido nada tão esclarecedor como a sua matéria, simplesmente claro e objetivo. Amei.!

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  13. olá sou iniciante, to com muita dificuldade para virar o veiculo em uma esquina na hora que vou fazer o procedimento eu dou mt espaço acabo saindo na contra mao. será que voce poderia me orientar como devo proceder as vezes eu me cobro dia e noite por isso.

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    1. Olá, isto é algo normal nas primeiras aulas, mais é algo que vai melhorando aos poucos, mas, uma dica é, ir virando o volante contornando a guia ou até mesmo a linha amarela no solo, é algo parecido como fazer uma curva de bicicleta onde você vai virando o guidão e mantendo, no carro faz a mesma coisa, virando e mantendo o volante que aí vai sair o traçado correto.

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  14. obrigado me ajudou muito ,parabéns que Deus te ilumine .

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    1. Já tirei a minha carteira, mas sempre com dificuldade de entrar de marcha a ré, pois com as suas explicações eu entendi melhor. Obrigada! Que Deus te abençoe.

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  16. Obrigada! Tão fácil e ninguém soube simplificar! Excelente trabalho!

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  17. Ajudou Bastante Dicas. Obrigada! (;

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    1. Olá, esta manobra é meio complicada de entender mesmo, vou tentar passar um resumo:

      Em marcha a ré, se virar o volante para a direita e andar, a frente do carro vai para a esquerda, tendo como base, o carro fazer um circulo (360º), para o lado que foi esterçado o volante, independente de direita ou esquerda!

      É isto, qualquer coisa, transcreva sua dúvida!

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  19. Amei as dicas Parabéns!

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    1. Obrigado, sucesso no seu aprendizado!

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    2. Incrível,que ninguém me explicou assim, olha que eu até tive aula particular e eu só aprendi e entendi com essa explicação Obrigada!

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    3. Que bom poder ajudar,sucesso no seu treinamento...

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  20. Dirigir de re poxa n consigo acertar o carro . Faço confusão com o volante . Até parei de ter aulas por causa de disso . Até teve choro . Pk a ré e o contrário de dirigir na primeira .... rsrsrs

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    1. Olá, na verdade esta confusão é nossa mesmo, trafegar em marcha ré, é o mesmo que seguir em 1ª marcha, não muda absolutamente nada, o que precisa saber neste momento é que, a parte de trás do carro agora virou a frente e fazer as mesmas manobras, apenas isto, qualquer dúvida é só perguntar.

      Sucesso...

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  21. Instrutor Ismar,

    Os seus posts têm me ajudado muitíssimo, nossa. Show! Muito obrigada!

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    1. Obrigado pela visita e, que bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada!

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  22. tenho muito problema na baliza na hora de desfazer a volta viro mais ainda...


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    1. Olá, quanto a sua dúvida, terá sempre duas opções, uma delas é contar as voltas que está fazendo no volante e, a outra opção é, virar todo o volante e desvirar as duas voltas para centralizar o volante, se for direção hidráulica, será uma volta e meio.

      Sucesso...

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  23. Este comentário foi removido pelo autor.

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  24. Parabens!!! Dirijo há pouco tempo,essa minha duvida era constante e todo dia ao tirar o carro da garagem faço uma confusão. Entendi tudo!! Nunca me explicaram isso. já perguntei ao meu esposo se eu virar o volante pra que lado o carro vai? Ele me disse:Para o lado que voce virou o volante. Minha garagem é dentro do condominio, saio em lina reta de um lado várias traseiras de carros do outro lado uma parede, um caminho apertado. Ttenho que sair de ré e depois descer uma rampa enorme de ré. Sempre me confundo ao virar o volante para ajustar a saida. Ás vezes estou muito próxima dos carros ou da parede, ai tento acertar... É um bolo doido. Quando vejo um vizinho próximo, disfarço finjo que estou ligando o rádio, até ir embora. rsrsrsrs Tenho certeza que amanha vou sair de letra. Obrigada, obrigada.

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    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar, comenta depois como foi sua noção saída, compartilhe sua experiência, abraço e sucesso...

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  25. Boa tarde minha duvida e na hora de tirar o carro da caragem de rer,agaragem e muito estreita quando vejo o carro esta encostado na parede .air vira confusao pois nao sei para onde virar o volante.tenho duvidas também na hora de por o carro na garagem não tenho noção se afrente do carro vai encostar na parede ou não.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, a saída da garagem, você pode fazer assim,veja em que posição está os pneus dianteiro, s é estiverem virados, deve alinha-los, também verificar a distância do carro para a parede,assim vai ficar mais fácil sair, deve manter a direção alinhada, andando reto e se precisar afastar um pouco o carro da parede, é só virar um pouco o volante para o lado oposto da parede,mas tome cuidado para não virar de mais o volante e acabar batendo a lateral dianteira do carro na parede, estes são os cuidados para a saída.

      Na entrada,deve acompanhar o carro paralelo a parede, quitando para não bater também a lateral dianteira do carro, está é a parte mais difícil, requer calma e olhar tudo para não bater, assim que o retrovisor alcançar a parede, ai você pode usar a janela e o retrovisor para não bater o carro ou retrovisor na parede. Espero que estas informações possam ajudar e qualquer dúvida é só perguntar.

      Sucesso.

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  26. Boa tarde minha duvida e na hora de tirar o carro da caragem de rer,agaragem e muito estreita quando vejo o carro esta encostado na parede .air vira confusao pois nao sei para onde virar o volante.tenho duvidas também na hora de por o carro na garagem não tenho noção se afrente do carro vai encostar na parede ou não.

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  27. Eu não consegui abrir o jogo :(

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  28. minha duvida é,sempre entro de ré na garagem,tenho um ponto de referencia onde paro,faço todo o giro para a esquerda em primeira marcha,vou soltando a embreagem,assim que solto a embreagem tem necessidade de desfazer o giro,ou só quando centralizar a traseira no portão?

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    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, se está fazendo a manobra e está dando tudo certo, continua fazendo assim mesmo,não existe uma regra para manobras, se o que faz, está dando certo, isto significa que está fazendo correto, mas se quiser, com base na sua manobra, percebendo que está centralizando o carro,você pode já começar a desviar o volante também é continuie deixando o carro andar devagar, assim é outra forma que pode tentar também.

      Sucesso...

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  29. Olá eu iniciei minhas aulas de direção faz poucos e já noto algumas dificuldades...como acelerar, frear, embreagem e as luzes eu tenho noção de direita e esquerda mas no nervosismo que as vezes minha instrutora me deixa penso mais nervosa e acabo errando mais ainda. Me diga é normal errar nesses tipos de coisas nas primeiras aulas e como faço para melhorar as minhas aulas.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a suas dúvidas, é normal sim,principalmente por ficar nervosa e tensa, acabamos por nos perder mais ainda diante do stress, o que pode fazer é, conversar com sua instrutora e explicar a situação, se for o caso, pode até solicitar a troca por outro instrutor junto a sua escola, para melhorar seu despenho, é importante melhorar este detalhe da instrurora, pois ela está lá para te ajudar e não atrapalhar, tenho um post explicando sobre o uso dos pedais, procure estuda-los também, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso na suas aulas e aprendizado!

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  30. ameiiiii
    Obrigada
    Vou ter mais coragem agora

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  31. Nossa, queria ter lido isso quando tirei carteira. Ninguém conseguiu me explicar isso, tive que descobrir sozinha e não foi nenhum pouco prazeroso. Tenho carteira de motorista há dois anos, mas quase não dirijo. Até hoje, minha maior dificuldade é, enquanto estou executando uma manobra, acertei o carro, ele está alinhado à calçada, mas preciso dar uma ré "reta" para trás para ele entrar na faixa da vaga certinha. Simplesmente não sei olhar o volante e saber se roda está reta. Eu começo a dar ré e o carro começa a entortar de novo (às vezes, tento me guiar por aquela logomarca do carro que fica no meio do volante, mas não adianta). Daí fico nervosa e me perco. Acho desmotivador e dá vontade de desistir. Nunca vi ninguém ter uma dificuldade tão primária, credo! Só sei dirigir "para a frente" haha Alguma dica? Adorei o blog, parabéns e muito, muito obrigada!

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a esta dúvida, isso é normal, até mesmo eu me perco com isso,mas, pode agir das seguintes formas:
      1. Perceber o comportamento do carro ao se movimentar e já ir corrigindo, ou
      2. Parar o carro e virar o volante todo para um lado e contar as voltas para alinhar a direção, se for direção hidráulica, vai desvirar uma volta e meia, mais ou menos, e se for manual, será duas voltas.

      São essas as formas de acertas a sua dúvida, espero que possa te ajudar, e claro, a segunda é bem mais fácil! Sucesso!

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    2. Ajudou muito! Nunca tinha pensado em fazer essa segunda dica, é infalível! Muito obrigada mesmo. Pelo blog e pela paciência nos comentários. Todo o sucesso!

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  32. Olá! Eu tinha que dizer: obrigada! Eu encontrei, parece que por encomenda, a solução para a grande maioria das minhas dúvidas e medos com relação a finalmente pegar o carro depois da habilitação. Seu trabalho é lindo! Parabéns, e muita luz! Novamente, obrigada!

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    1. Que bom saber que o blog pode te ajudar e motivar, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

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  33. Oii, tenho muita dificuldade em dirigir de ré. E por isso acabo não pegando o carro. Acho que este post está muito boooom e me ajudou bastante!!! Me restou apenas mais uma dúvida: Qual a maneira certa de ajustar os retrovisores laterais??

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom saber que a postagem lhe foi útil, quanto a regulagem dos retrovisores, procure fazer com que possa ver mais do ambiente e menos do carro, e se for regular para a ré, faça a mesma para aandar para a frente, pois a visão deve ser a mesma!

      Vou providenciar um vídeo explicando melhor esta situação.

      Sucesso na sua nova jornada!

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  34. Essas manobras a gente vai entendo com a prática,já tive muita dificuldade, vontade de desistir, tô melhorando cada dia. Muito obrigado, sua explicação ajudou bastante.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom saber que a postagem lhe foi útil e, realmente é só com o tempo e a prática que vamos pegando o jeito, sucesso!

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  35. Tirei a minha carteira fez 03 meses, mas ainda tenho dúvida em alguns requisitos no dirigir, como entrar de ré sempre peço a alguém, pois fico com vergonha de errar algumas vezes eu tentei, mas eu sentia que o carro estava virando ao contrario ficava logo nervosa, porque você não faz um video mostrando? Ficaria muito grata, pois suas explicações são ajuda muito quem está com dúvida.

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    1. Vou trabalhar dirigindo, mas quando chego no trabalho tenho o maior problema, pois tenho que entrar de ré ai fico todo perdido sem saber que lado girar o volante correto, isso me deixa nervoso e triste me sentindo incapaz. Vejo que suas explicações são bastante validas para quem está começando a dirigir agora como eu.

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    2. Obrigado pela visita!

      Quanto à sua insegurança, isso é normal e com o treino e a calma, você pega o jeito, e como expliquei no post,na ré o que tem que lembrar é, a traseira virou a frente e vira o volante para o lado que que se aproximar, usou esta regra você não vai errar nunca, e sempre fazer com calma a manobra, não querer fazer correndo agora no início, com tempo pega-se a prática e a agilidade, sucesso na sua nova jornada e, qualquer dúvida é só perguntar!

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    3. Sobre o vídeo, vou fazê-lo e obrigado pela sugestão, é muito bem vinda!

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  36. Parabéns pelo post agora entendi a lógica das manobras com ré, obrigada! Agora vou treinar

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom poder ajudar, sucesso no seu aprendizado e qualquer dúvida é só perguntar!

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  37. Sensacional estou em fase inicial muito esclarecedor.parabéns pela bela explicação;você sabe se colocar no lugar do aluno.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Obrigado pela prestígio e elogio, acredito que o instrutor prático, por trabalhar individualmente com o aluno, deve-se adaptar a cada um deles, e não o aluno se adaptar ao instrutor! Sucesso na sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!

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  38. Muito boa explicação,tem que entender os princípios. Parabéns.

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  39. Muito inteligente simples e esclarecedor,parabéns pela sua iniciativa em ajudar e nos encorajar
    O que parecia tão complicado,você sabiamente nos provou o contrário.

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  40. Excelente explicação.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.