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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tipos de colisões manobrando o carro em marcha ré.

  Mais um post relativo a manobras com o carro, pois este ato com o carro é confuso para muita gente, e volto a repetir, é puro raciocínio lógico e visão. Na explicação de agora, quero passar a vocês duas colisões na hora de manobrar o carro, uma colisão de fundo e a outra colisão de lado, e a forma de resolver abas a situações variam um pouco, e nesta figura abaixo mostra como vai ser cada uma delas. Deem uma observada na figura abaixo, e na sequência explicarei cada uma delas.



1ª SITUAÇÃO: Colisão de fundos: 

Nesta situação ocorrerá a colisão do fundo do carro com um objeto qualquer, que na imagem abaixo é outro carro, e aqui ocorrerá a colisão = Fundos/Frente, e isto acontecerá em DUAS formas, e com procedimentos diferentes, e o que devemos fazer então nestes casos:

Caso 01 - Colisão de fundo com o carro próximo:
  1. Neste caso, é visível pelo retrovisor do lado direito e devemos proceder da seguinte forma:
  2. Parar o carro imediatamente.
  3. Engatar a 1ª marcha e ir para a frente e para a esquerda e depois direita e alinhar o carro.
  4. Engatar a marcha RÉ e voltar.
*  Observe a figura abaixo, que mostra como vai ser o trajeto de ida, e a flecha amarela, o trajeto correto de retorno que deve ser.

Caso 02 - Colisão de fundo com o carro longe:
Neste caso, é visível pelo retrovisor do lado direito e como o carro está bem afastado e com espaço de folga tanto atrás como dos lados, fica mais fácil de resolver e devemos proceder da seguinte forma:
  1. Parar o carro.
  2. Virar o volante para o lado oposto a colisão, que neste caso é a esquerda.
  3. Engatar a marcha RÉ e andar até alinhar o carro como mostra a figura 3 mais abaixo.
  •  Quando o carro ficar alinhado, parar o mesmo e alinhar o volante, como mostra a figura abaixo, e tem as linhas indicado o trajeto correto que o carro deverá percorrer, e para isto, é muito importante deixar os retrovisores bem regulados e manobrar sempre olhando os mesmo, e de preferência dar mais importância para ver o retrovisor do lado que têm o objeto de colisão, que no exemplo da figura abaixo, é o retrovisor DIREITO.



2ª SITUAÇÃO: Colisão de lado: 

Nesta situação ocorrerá a colisão do lado direito do carro com um objeto qualquer, que na imagem abaixo é outro carro, e aqui ocorrerá a colisão = Lado/Lado, e isto acontecerá de DUAS formas, e com procedimentos diferentes, e o que devemos fazer então nestes casos:

 Caso 01 - Colisão de lado com o carro próximo:
Neste caso, é visível pelo retrovisor do lado direito e devemos proceder da seguinte forma:
  1. Neste caso, é visível pelo retrovisor do lado direito e devemos proceder da seguinte forma:
  2. Parar o carro imediatamente.
  3. Engatar a 1ª marcha e ir para a frente e para a esquerda e depois direita e alinhar o carro.
  4. Engatar a marcha RÉ e voltar.
*  Observe a figura abaixo, que mostra como vai ser o trajeto de ida, e a flecha azul, o trajeto correto de retorno.



Caso 02 -  Colisão de lado com o carro longe:
Neste caso, é visível pelo retrovisor do lado direito e devemos proceder da seguinte forma:

  •  Quando o carro ficar alinhado, parar o mesmo e alinhar o volante, como mostra a figura abaixo, e tem as linhas indicado o trajeto correto que o carro deverá percorrer, e para isto, é muito importante deixar os retrovisores bem regulados e manobrar sempre olhando os mesmo, e de preferência dar mais importância para ver o retrovisor do lado que têm o objeto de colisão, que no exemplo da figura abaixo, é o retrovisor DIREITO.

Espero que este post possa ajudar a todos, não só na baliza, mas para manobrar em garagens ou qualquer outro local, e lembrando que a explicação acima serve para a colisão do LADO DIREITO, bem como ao LADO ESQUERDO também, basta inverter o lado que vira o volante apenas, e deixo abaixo um link de jogos online de manobras de carros que ajuda muito a desenvolver o raciocínio lógico e entender melhor o que deve ser feito.

Um ERRO muito comum com as pessoas a hora de andar em marcha ré é achar que precisam VIRAR O VOLANTE para um dos lados ou para ambos os lados a hora que estão em movimento e isto é totalmente ERRADO, só deve virar o volante se realmente FOR necessário, caso contrário deve manter o volante parado, e se achar necessário virar o volante, DEVERÁ PRIMEIRO PARAR o carro e analisar qual é o lado que deve virar o volante, para não perder o controle e a trajetória do carro.

2 comentários:

  1. Quando estou manobrando o carro em marcha ré, no patio do posto quando surge um carro atras passando por tras de mim e acabo tocando nele, mas isso eu ja estava manobrando e ele surge passando atras, quem esta errado?

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    1. Olá, como estava dentro de uma área particular, infelizmente você terá que entrar em acordo com o outro condutor, pois o ctb orienta que, ao efetuar manobras, este que o faz, deve observar a situação a sua volta, então o que resta é o acordo, não tem um certo ou errado, mas sim um bom senso da parte do outro carro em ter parado para te ajudar ou ter advertido você com um breve toque na buzina.

      Espero poder ter ajudado e ainda assim, pode procurar a justiça de pequenas causas para tentar um acordo!

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At. Instrutor Ismar.