Pages

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cruzamentos em vias de mão única.


  Olá pessoal, nesse post, quero passar algumas orientações sobre como proceder em cruzamento entre vias de sentido único. Existem algumas particularidades nesses casos e é fundamental você observar os diversos informativos das sinalizações para eles, podendo ser orientado por placas, semáforos ou a sinalização no solo, veja alguns exemplos na figura abaixo:


   Notem a quantia de sinalização que aparece agora na via de mão única,  poderemos encontras a sinalização semafórica, vertical das placas e as horizontais com indicações das possíveis manobras, porém aquela regra de duas ruas se cruzando continua valendo, uma tem o direito, enquanto a outra o dever, ou o semáforo vai alternando esta regra.

   E como podemos identificar se a via é de sentido único ou duplo? Existe uma fórmula bem simples para isso, você descobre a resposta através da sinalização horizontal, ou seja, as faixas que dividem os espaços para os veículos circularem, se for amarela é via de mão dupla e, se for branca, é via de mão única, sempre será assim, e um detalhe, se não houver nenhuma faixa pintada no solo, normalmente essa via será de sentido duplo também. 



   Agora que você já observou alguns detalhes sobre as vias de mão única, vamos para as opções e o que pode ser feito ou deve ser em cada uma delas, observe a imagem e sua devida explicação:

Imagem 01: Cruzamento entre via de sentido duplo e único!



  Note as opções para as duas vias, cada carro tem sua devida direção que pode ser tomada, marcadas pelas linhas referente a cada carro, tudo vai depender da sinalização presente no local, em ambas as via, pois a sinalização será específica para cada caso. O importante nesses casos é, se for fazer a conversão para esquerda, precisa cuidar com o veículo que seguirá reto, por exemplo o carro azul, neste caso, ele é o único que em restrição, pois na manobra pretendida à esquerda, ele cruzará a frente do carro vermelho, então ele deve aguardar em primeiro lugar o fluxo da via transversal, que tem a preferência e posteriormente o contra-fluxo.

 Observe o que diz o Código de Trânsito:
Artigo 38. - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
  Com base nesta orientação, entende-se então que o carro azul é realmente o carro com mais restrições e cuidados ao virar para esquerda.

Imagem 02 - Cruzamento entre vias de sentido único!


  Esse caso já ficou bem mais simples, cada um com suas opções, e com cada espaço que deve percorrer, o único detalhe é, observar a sinalização presente no local da via que esteja trafegando e fazer aquilo que seja obrigatório ou opcional, mas com orientação da sinalização. O maior cuidado neste caso é só do carro azul, pois, se ele for fazer a conversão para esquerda, na posição em que se encontra, precisa observas os direitos e deveres para o carro verde, para só então realizar uma manobra, e claro, na sua sua pista correta, como mostra a linha azul!

Imagem 03 - Vias de sentido único controlado por semáforo e um único sentido.


  Para este último caso, não é uma situação muito comum, porém em centros urbanos é possível deparar-se com algo do gênero, mais aí a sinalização eletrônica se encarrega de controlar tudo.

  O que precisamos levar de regra, sempre que for fazer  uma conversão à esquerda é, sempre cuidar com o contra-fluxo e com os detalhes passados aqui, e acima de tudo, com o artigo 38 do ctb! Espero que essas informações possam ajuda-los no conhecimento do trânsito e suas particularidades!

15 comentários:

  1. Olá,
    Tirem uma dúvida minha, estou em semáforo em a via que só segue em frente e a direita, para um veículo leve e estou de moto percebo que o mesmo vai seguir em frente,então me antecipando paro ao lado direito do mesmo pq vou convergir a direita é um guarda de trânsito me parou dizendo que tinha que esperar pq o veículo iria sair primeiro, está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pela lei,não há nada do gênero, o que pode ter acontecido é, ele ter pedido isso por segurança apenas, prevendo o motorista mudar de ideia e acabar por virar e "feichar" você!

      Excluir
  2. Esses cruzamentos são muito perigosos para quem anda de motocicleta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a área de cruzamentos são os pontos piores que existem, principalmente os não sinalizados, durante a noite e locais e periodos de pouca movimentação, o ideal é sempre dar uma diminuida de velocidade nestes pontos.

      Excluir
  3. estava em uma via de mão unica seguir em frente ou virar a direita veio um caminhão pela esquerda para virar a direita não esperou eu seguir em frente e teve uma colisão quem erou? o caminhão que não esperou eu seguir em frente ou eu que não esperei o caminhão fazer sua conversão? lembrando que eu entrei na via à frente do caminhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, o caminhão deveria ter aguardado sua passagem, ele invadiu sua faixa e por isso a colisão, infelizmente os veículos maiores necessitam de mais espaço para realizar algumas manobras e seus condutores precisam ter mais atenção porque eles tem por lei que cuidar da segurança dos veículos menores! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  4. Boa noite!
    Me tire uma dúvida por favor. Estava eu passando em um cruzamento de mão única, onde só vem carro do lado direito, entrei no cruzamento verificando se não vinha carro até que de repente senti a colisão, uma S10 dando ré no cruzamento e eu não vi pois estava olhando para o outro lado onde realmente poderia vir algum carro. Não esperava que alguém desse ré no sentido contrário da via. Quem está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, vejamos o que diz a lei sobre a marcha ré:

      Art. 194. Transitar em marcha à ré, salvo na distância necessária a pequenas manobras e de forma a não causar riscos à segurança:

      Infração - grave;

      Penalidade - multa.

      Agora assim, definir está quantia é que fica difícil, mas, não é recomendável fazer este tipo de trafego, principalmente próximo a cruzamentos, justamente por ser uma área perigosa, e ainda mais se o veículo faz uma manobra num contrafluxo, que foi no seu caso, a priore, o erro foi completamente da S10!

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  5. Bom dia.
    Gostaria , por favor, que me tirasse uma dúvida, pois tive um acidente e gostaria de ingressar com ação para reparação do dano.
    Estava em uma via de mão unica com tres faixas, ela cruza uma via de seis faixas de duplo sentido de circulação.
    Eu estava na faixa do meio e a pessoa que colidiu comigo estava na faixa esquerda.
    Ela queria ir reto e eu iria convergir á esquerda.
    Quando diminui antes a curva ainda, essa pessoa bateu em mim.
    Eu estava dando seta , mas o seguro dela disse-me que eu deveria esperar que ela passasse para fazer a conversão, mesmo ela estando atrás de mim.
    Mesmo se ela tivesse me visto, não seria ela que deveria esperar?
    Como funciona a preferencia em pista desse tipo?
    Há algum artigo do CTB que fala sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vail Martins, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, para uma possível indenização no seu caso, precisará ver a sinalização horizontal e vertical do local da sua colisão, para saber se era permitido ou não a sua manobra, chamamos de conversão dupla, onde é possível dois carros convergirem simultaneamente e cada um em sua devida faixa, por isso de verificar a sinalização do local! Caso esta não informe como te falei, aí infelizmente você acabou por invadir a faixa da esquerda, por mais que tenha sinalizado, ela não te dá o direito da manobra! A sinalização é importante, é um meio de comunicação entre os elementos do trânsito, porém com esta particularidade, ela é obrigatória, passível de multa, porém de informação e orientação, não de direito! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  6. Olá, tenho uma dúvida ao fazer uma conversão a esquerda em uma via de mão única e com sinaleira, a outra via também é em sentido único e ambas tem semáfaros e faixa de pedestre. o sinal estava verde para min ao fazer a conversão, mas a avaliadora do detran me freou e assinalou falta eliminatória ao não parar para o pedestre na faixa depois de fazer a conversão. Minha dúvida é ao fazer está conversão e com o sinal verde, mesmo assim o pedestre tem prioridade?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, infelizmente o pedestre tem a vez, neste caso você deveria ao ter percebido o pedestre, diminuído a velocidade antes, para dar tempo e espaço ao pedestre. O grande problema de situações como essa é que não ocorre durante a aula, e acontece bem no teste para acabar com a vida do candidato, sucesso e na próxima vai dar tudo certo!

      Excluir
  7. Boa tarde. Eu estava numa via de faixa única, e havia alguns carros parados para virar à esquerda, ultrapassei eles pela direita, porém um carro atravessou a avenida na minha frente, no cruzamento e então colidimos. Quem está errado neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio, quanto à sua dúvida e como descrito por ti, sendo a via mão única e com mais de uma faixa, o outro carro deveria ter aguardado sua passagem, sendo assim, a culpa é dele!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.